Quem sou eu

Minha foto
Este blog tem como objetivo, abençoar vidas através da oração... louvor... e a palavra Deus!!!!!!!! Que vc possa ser um mantenedor desta obra.... adote uma vida em oração!!!! add: oracaoquefazmilagres@hotmail.com

JÓ: AS RECOMPENSAS DO SOFRIMENTO


O PROPÓSITO DO SOFRIMENTO


Se Deus é bom e ama o seu povo, como sabemos que ele ama, por que Ele nos faz passar pelo sofrimento? Por que os filhos de Deus devem se alegrar no sofrimento?

O Livro de Jó nos ajuda a compreender essa questão, apresentando-nos três explicações:

1. No sofrimento o nós podemos exibir a glória e o valor de Deus acima de todas as coisas

O SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! (Jó 1.21, ARA)

2. No sofrimento nós somos purificados para podermos ver e conviver com Deus no céu

17 Ele fala com a gente (pela Palavra e pelo sofrimento) para que deixemos de pecar e para que não nos tornemos orgulhosos. 18 Assim, ele nos livra da morte e não deixa que nos joguem na sepultura. (Jó 33.17-18, NTLH)

3. No sofrimento nós temos a chance de conhecer mais intimamente a Deus, aqui e agora

Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. (Jó 42.5)

No sofrimento, Deus aguça a nossa alma de forma a podermos provar e ver que ele é bom (Sl 34.8).

JÓ PROVOU E VIU QUE O SENHOR É BOM

Os amigos de Jó falaram e Jó respondeu com debates (Jó 3 a 31)

Eliú falou e Jó se calou, reconhecendo os seus pecados (Jó 32 a 37)

Deus falou e Jó respondeu em louvor! (Jó 38 a 42) Os seus olhos agora o viam (Jó 42.5).

O sofrimento tem o poder de nos fazer provar e ver quem Deus é – Vemos que ele é bom!
 
JÓ FOI TRANSFORMADO PELO SOFRIMENTO


Antes dessa experiência com Deus, apesar de justo (Jó 1.1), ou, pelo menos, mais justo do que a maioria dos homens de seu tempo, Jó vivia de auto-afirmar a sua justiça e piedade. O sofrimento revelou isso. Mas agora, depois de ver a Deus (Jó 42.5), Jó lamenta pelos seus pecados!

4 Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às tuas perguntas. 5 Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. 6 Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas. (Jó 42.4-6, NTLH)

É justamente aqui que reside o maior problema do homem moderno (e também de nossas igrejas carnais). Nós conhecemos a Deus só de ouvir falar. Nossos olhos não viram a santidade de Deus, e isso nos permite continuar vivendo da mesma maneira de sempre. Ou seja: pecando e pecando...

Todos aqueles que viram a santidade de Deus, prostraram-se diante dEle. Por exemplo...

Foi assim com Isaías:

Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! (Isaías 6.5)

Foi assim com Pedro:

Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador. (Lucas 5.8)

Foi assim com o centurião romano:

Então, Jesus foi com eles. E, já perto da casa, o centurião enviou-lhe amigos para lhe dizer: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa. (Lucas 7.6)

Ouçam o que João Calvino, o reformador de Genebra, disse sobre tudo isso:

A Escritura nos informa com regularidade que homens santos foram acometidos de temor e espanto, somente depois de vislumbrarem a presença de Deus... Os homens jamais serão devidamente tocados e impressionados pela convicção de sua insignificância, enquanto ficarem olhando para si mesmos. Eles não serão transformados até que tenham contrastado a si mesmos com a majestade de Deus.

Segundo Isaías, é por não se importar com a majestade de Deus que a sociedade se corrompe:

Ainda que se mostre favor ao perverso, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão ele comete a iniqüidade e não atenta para a majestade do SENHOR. (Isaías 26.10)
 
Ou nós encaramos, pela Palavra, a majestade e soberania absoluta do Senhor, sobre todas as coisas, ou não há esperança para a família, para a igreja e, por fim, para a sociedade. Pois enquanto não encaramos a majestade de Deus com admiração e louvor, como vemos em Jó, nós ficamos encantados conosco mesmo, vivendo na trivialidade e na carnalidade.


O sofrimento de Jó foi o instrumento de Deus para a transformação de Jó.

DUAS OUTRAS AÇÕES DE DEUS NO SOFRIMENTO DE JÓ

Antes de reverter a sorte de Jó e restituir-lhe a fortuna, os filhos e a saúde, Deus tem duas outras ações para realizar, através desse seu sofrimento.

(1) Humilhar os amigos de Jó; e (2) Confirmar o arrependimento de Jó.

Vejamos...

1. Humilhar os três amigos de Jó

7 ¶ Tendo o SENHOR falado estas palavras a Jó, o SENHOR disse também a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. 8 Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós. O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura; porque vós não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. 9 Então, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR lhes ordenara; e o SENHOR aceitou a oração de Jó. (Jó 42.7-9, ARA)

Deus diz que a teologia deles estava errada, e por isso eles precisavam de perdão divino (Jó 42.7-8).

Deus diz que eles precisavam do perdão de Jó e Jó precisava orar por eles (Jó 42.8-9).

Se ironia divina ou não, nós não sabemos, mas aquele vilão, Jó, agora tornava-se o seu sacerdote!

2. Confirmar o arrependimento de Jó

9 Então, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR lhes ordenara; e o SENHOR aceitou a oração de Jó. 10 ¶ Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. (Jó 42.9-10)

Quando os três amigos chegam a Jó, pedindo-lhe que interceda por eles, não é apenas a humilhação deles que está em jogo, mas também a confirmação do arrependimento de Jó.
 
A prova de que alguém reconheceu o seu pecado e arrependeu-se dele, é que há perdão conferido para com aqueles que pecaram contra ele.


Se o perdão que um pecador professa ter recebido de Deus não fluir da sua vida, na direção daqueles que pecam contra ele, a sua profissão de fé é uma ilusão. Ele ainda está em pecado.

14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; 15 se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. (Mateus 6.14-15)

Deus colocou Jó em um último teste! (muitos de nós provam não ser salvos exatamente aqui)

 Irá Jó abaixar as suas armas da revanche e aceitar os termos de paz estabelecidos por Deus, estendendo anistia aos seus três amigos ofensores?

 Sim! Jó passa no teste. Ele é sim um homem transformado. Ele mostra isso pelo perdão.

 E enquanto Jó orava e intercedia pelos três amigos, Deus o restituiu do que ele havia perdido.

10 ¶ Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. (Jó 42.10)

O ESTADO FINAL DE JÓ

11 Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. 12 Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13 Também teve outros sete filhos e três filhas. 14 Chamou o nome da primeira Jemima, o da outra, Quezia, e o da terceira, Quéren-Hapuque. 15 Em toda aquela terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. 16 Depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. 17 Então, morreu Jó, velho e farto de dias. (Jó 42.11-17)

*Jó é abençoado materialmente. Isso é claro no trecho que lemos.

* Mas, não percam de vista a principal bênção que Jó recebeu.

Ele e seus amigos foram transformados pela graça de Deus, através do sofrimento:
 
(1) O orgulho, escondido no coração de Jó e disfarçado pela sua piedade, é expurgado por Deus através do sofrimento.


(2) A ignorância bíblica dos amigos de Jó também é curada por Deus, através do sofrimento de Jó

* Elifaz vivia de experiências

* Bildade vivia de tradicionalismo

* Zofar vivia de suposições

O nosso sofrimento nos faz crescer, além de abençoar a vida daqueles que nos cercam. Jó tornou-se exemplo de paciência e perseverança não só para a sua geração, mas para todas (Tiago 5.11).

RECAPITULANDO OS PROPÓSITOS DO LIVRO DE JÓ

* Deus é glorificado em nós através da nossa satisfação nele (e não nas coisas que perdemos)

*Deus nos santifica para podermos habitar com ele no céu (só verão a Deus os limpos de coração)

* Deus nos permite conhecê-lo de modo especial através do sofrimento – nossos olhos o vêem

* Deus abençoa a vida dos outros através das nossas feridas (como foi com os amigos de Jó)

8 Irmãos, queremos que saibam das aflições pelas quais passamos na província da Ásia. Os sofrimentos que suportamos foram tão grandes e tão duros, que já não tínhamos mais esperança de escapar de lá com vida. 9 Nós nos sentíamos como condenados à morte. Mas isso aconteceu para que aprendêssemos a confiar não em nós mesmos e sim em Deus, que ressuscita os mortos. 10 Ele nos salvou e continuará a nos salvar desses terríveis perigos de morte. Sim, nós temos posto nele a nossa esperança, na certeza de que ele continuará a nos salvar, (2 Coríntios 1.8-10, NTLH)

2 ¶ Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. 3 Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. 4 Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! 5 Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. 6 Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. 7 Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, 8 pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer. (Tiago 1.2-8, NTLH)